Os mínimos detalhes fazem toda a diferença no acabamento de uma obra. E em meio a tantos detalhes técnicos, algumas questões podem gerar dúvidas, como a diferença entre conexões roscáveis, soldáveis e junta elástica. Se você vai começar uma obra ou reforma hidráulica, ou mesmo se você tem uma loja de materiais de construção e quer ficar bem informado para atender seus clientes, este artigo é para você.

Todos os tubos e conexões cumprem a função de transportar água ou dejetos, mas escolher o modelo certo na hora do planejamento hidráulico é importante para garantir uma instalação livre de riscos. A seguir, saiba quais são as principais características dessas conexões e em quais casos cada uma é mais indicada.


Conexões roscáveis

As conexões roscáveis são fabricadas em PVC na cor branca para conduzir água fria até 45 °C. Essas conexões têm espessura de parede maior, por isso apresentam vantagens contra eventuais choques ou impactos que possam ocorrer em instalações aparentes, e devem ser utilizadas para fazer interligações com tubos com rosca.

Esse produto é o mais indicado para sistemas nos quais as instalações serão provisórias ou que necessitam de certa flexibilidade, já que podem ser facilmente desmontadas. Abaixo, listamos algumas situações em que as conexões roscáveis são a melhor opção.

- Instalação hidráulica residencial e comercial: a facilidade de instalação e remoção desse material é uma vantagem em caso de reparos ou alterações na rede hidráulica de casas, escritórios e edifícios.

- Manutenções e reparos rápidos: quando é necessário fazer reparos ou substituições em curto prazo, por permitirem a desmontagem rápida e a substituição sem a necessidade de utilizar ferramentas.

- Aplicações industriais específicas: sua flexibilidade e facilidade de desmontagem são ideais para sistemas de irrigação agrícola ou instalações industriais temporárias.

- Sistemas de incêndio: em sistemas de sprinklers e mangueiras contra incêndios, por facilitar a manutenção e a substituição de peças quando necessário.


Conexões soldáveis

As conexões soldáveis são produzidas conforme a norma NBR 5648 na cor marrom, e utilizadas para conduzir água fria até 45°C. Essas peças fazem interligações com tubos soldáveis e suas juntas são soldadas a frio com o uso de adesivo para PVC, dispensando o uso de ferramentas e equipamentos específicos.

Os principais benefícios das conexões soldáveis são a resistência a produtos químicos e a excelente durabilidade, pois o material não sofre corrosão. Por esses motivos, são indicadas para instalações hidráulicas permanentes, que não serão modificadas por longos anos, ou seja, que necessitam de um selamento duradouro e resistente. Abaixo, veja algumas situações nas quais as conexões soldáveis são mais indicadas.

- Sistemas de água potável: tanto em sistemas hidráulicos residenciais como comerciais, por garantirem uma vedação confiável, reduzindo a probabilidade de vazamentos ao longo do tempo.

- Tubulações de gás: especialmente em sistemas de tubulação de gás que envolvem pressões mais elevadas, devido à resistência e à durabilidade desses materiais.

- Instalações industriais: em processos químicos ou sistemas de refrigeração industrial, casos em que a segurança e a resistência são essenciais.

- Tubulações enterradas: quando as tubulações estão enterradas no solo, pois a solda garante uma vedação hermética que protege contra a entrada de contaminantes do solo.

- Sistemas de esgoto: em instalações de esgoto, especialmente nas partes pressurizadas do sistema, em que a durabilidade e a vedação são fundamentais.


Junta elástica

As conexões unidas por junta elástica são utilizadas em tubulações verticais ou horizontais de sistemas para esgoto sanitário. Essas têm uma excelente absorção térmica e compensam as movimentações estruturais das edificações e do recalque do solo.

Um sistema formado por conexões com junta elástica é considerado mais seguro, pois permite a dilatação linear natural da tubulação sem causar danos, principalmente em tubulações embutidas ou enterradas. Outra vantagem é que, se alguma manutenção nas instalações for necessária, é possível desencaixar, ou seja, não é preciso cortar, como ocorre com as tubulações soldáveis.

A seguir, veja as principais situações nas quais as conexões unidas por junta elástica são mais indicadas.

- Sistemas de esgoto e drenagem: especialmente em áreas onde há movimentação do solo ou vibrações, pois permitem que os tubos se movam sem comprometer a vedação.

- Instalações subterrâneas: em tubulações enterradas, devido à sua capacidade de suportar movimentos do solo, evitando vazamentos.

- Sistemas de irrigação agrícola: em sistemas de irrigação, nos quais as tubulações podem ser expostas a condições variáveis.

- Aplicações em pontes e viadutos: em instalações hidráulicas associadas a pontes e viadutos, nas quais há vibrações e movimentos estruturais, por serem mais resistentes e evitarem danos à tubulação.

Agora você já sabe a diferença entre tubos e conexões roscáveis, soldáveis e junta elástica e suas diferentes aplicações e formas de instalação. No entanto, lembre-se: escolher produtos de qualidade é tão importante quanto escolher o material certo.