A instalação hidráulica é uma das partes mais importantes de uma obra ou reforma residencial. Por isso, planejar essa etapa de forma cuidadosa é essencial para garantir o funcionamento adequado e eficiente do sistema responsável pelo abastecimento de água da residência, além de evitar problemas futuros.

Neste artigo, você verá os pontos mais importantes e algumas dicas para planejar uma instalação hidráulica residencial de forma correta. Vamos lá?


Conheça as normas técnicas relacionadas a instalações hidráulicas

Antes de começar qualquer projeto hidráulico, é importante estar bem informado sobre as normas locais relacionadas à construção e à instalação de sistemas hidráulicos. Cada região pode ter requisitos específicos, e seguir essas diretrizes é fundamental para garantir a segurança e conformidade do seu projeto.

Além disso, atente-se às normas técnicas da ABNT referentes a instalações hidráulicas, como:

NBR 5626 – Sistemas prediais de água fria e água quente — Projeto, execução, operação e manutenção;

NBR 5648 – Sistemas prediais de água fria – tubos e conexões de PVC 6,3 – PN 750 kPa com junta soldável;

NBR 15884 – Sistemas de tubulações plásticas para instalações prediais de água quente e fria — Policloreto de vinila clorado (CPVC).


Faça um projeto hidráulico detalhado

Um projeto bem detalhado é o segredo para uma instalação hidráulica bem-sucedida. Afinal, é esse o documento que guiará toda a execução da obra.

Para planejar a instalação hidráulica de forma correta, é importante considerar a disposição dos cômodos, os pontos de uso da água e a localização de registros e conexões. O projeto também deve incluir os locais de instalação dos tubos de entrada de água na casa até sua saída para as devidas funcionalidades, como vaso sanitário, torneiras e chuveiros.

Nesse momento, leve em conta a localização dos pontos de água quente e fria. Diferenciar esses sistemas é fundamental para otimizar a eficiência da instalação hidráulica, reduzindo o tempo de espera pela água quente, economizando recursos e aumentando o conforto.

Além disso, o projeto hidráulico precisa considerar as dimensões corretas dos tubos e outros detalhes específicos sobre os materiais necessários, para evitar problemas durante a execução e garantir um fluxo de água suficiente em todos os pontos da casa. Para calcular os diâmetros das tubulações, considere a distância entre os pontos de uso, a altura das instalações e as necessidades específicas de cada cômodo.


Escolha os materiais adequados para a sua instalação hidráulica

Escolher os materiais certos é essencial para garantir a durabilidade e a eficiência de uma instalação hidráulica. Como falamos, na hora de planejar a instalação, devem ser definidas as quantidades de materiais, mas também é importante considerar a qualidade dos tubos e conexões que serão utilizados.

No momento da compra, verifique se a marca que você está escolhendo é certificada e atende aos requisitos das normas de qualidade. Isso garante que você está comprando materiais hidráulicos seguros, confiáveis e com qualidade comprovada. Na dúvida, pergunte ao vendedor ou consulte o site da marca.


Outras dicas para instalação hidráulica residencial

Além dos pontos que mencionamos, separamos algumas dicas para você planejar e prolongar a vida útil da sua instalação hidráulica.

Economizar nos materiais hidráulicos, ou seja, levar em conta apenas o valor e não a qualidade dos produtos, pode ser um grande risco para uma instalação hidráulica. Caso precise economizar, uma dica é projetar a cozinha, os banheiros e a área de serviço próximos uns dos outros. Assim, você utilizará menos tubos e conexões.

Se você vai fazer uma reforma e a instalação hidráulica é muito antiga, considere substituir a tubulação por tubos e conexões de PVC, que garantem mais durabilidade.

No projeto, considere a instalação de um registro por ambiente onde houver pontos de água. Dessa forma, se acontecer algum problema em um cômodo específico, você poderá fechar apenas o registro desse local, sem comprometer o abastecimento do restante da casa.

Durante a execução da obra, guarde os tubos sempre na posição horizontal para evitar danos e nunca deixe os materiais expostos ao sol.

Antes de finalizar a instalação hidráulica e fechar a parede ou fazer o contrapiso, realize testes. Isso evita retrabalhos, gastos desnecessários e garante que tudo esteja funcionando corretamente.

Seguindo as orientações e dicas que listamos neste artigo, você estará no caminho certo para planejar uma instalação hidráulica residencial eficiente e segura. E, lembre-se: o sucesso de uma obra também depende muito da qualidade dos tubos e conexões utilizados.