Se você é instalador hidráulico ou elétrico sabe que, em um mercado competitivo como o de serviços, o orçamento tem um papel fundamental. Acertar nessa etapa é o primeiro passo para conquistar clientes, ser recomendado por eles e garantir o seu sucesso profissional.

Neste artigo, separamos algumas dicas valiosas para ajudar você a fazer um orçamento correto para os seus clientes e aumentar suas chances de fechar bons negócios.


1 – Conheça as necessidades do cliente

Antes de começar a calcular seu serviço e montar o orçamento, é importante entender quais são as necessidades do cliente. Então, agende uma visita ao local para avaliar as condições da instalação hidráulica ou elétrica e analisar o que deverá ser feito.

Além disso, converse com o cliente para saber sobre suas expectativas, preferências e outros detalhes. Com isso, você terá todas as informações de que precisa para começar um orçamento correto.


2 – Defina o valor da sua hora de trabalho

Depois de entender o que o cliente precisa, o primeiro passo é estabelecer o valor da sua hora de trabalho de maneira estratégica. Esse valor será a base para um orçamento correto do seu serviço.

Para isso, realize uma pesquisa de preços entre os seus concorrentes e identifique os diferenciais que tornam seus serviços únicos. Isso vai garantir que você precifique seus serviços de maneira competitiva e justa.


3 – Calcule o custo do seu serviço

Além do valor da sua hora de trabalho, o orçamento deve considerar o seu investimento em produtos e materiais, o deslocamento até o local onde o serviço será realizado e, se for o caso, o pagamento de ajudantes. Com essa análise completa, será possível chegar a uma base correta para o orçamento, evitando prejuízos e surpresas desagradáveis durante o serviço.


4 – Defina quanto lucro você quer ter

Não basta só definir o valor dos seus custos com o serviço e não considerar o lucro, não é? Para garantir a sustentabilidade do seu negócio, estabeleça um objetivo claro e coerente de lucro.

Some esse valor ao custo do seu serviço e divida-o pelo número de dias ou horas trabalhadas. Com isso, você garante que cada serviço prestado contribua para o crescimento financeiro do seu negócio.


5 – Envie o orçamento completo ao cliente

Com todos os valores definidos, é hora de elaborar o orçamento para enviar aos seus clientes. Nesse momento, lembre-se de incluir informações detalhadas e completas.

Inclua seu nome ou o nome da sua empresa, a data prevista para a prestação do serviço, o nome do cliente, uma descrição do serviço que será realizado e os materiais necessários. Além disso, destaque o valor total de forma clara e compreensível. Isso transmite profissionalismo e transparência ao cliente.

Gostou das nossas dicas? Acertar no orçamento é um passo fundamental para o sucesso do seu negócio. E seguindo esses passos, você estará bem preparado para precificar seus serviços de forma competitiva, conquistando a confiança dos clientes e aumentando suas chances de fechar negócios promissores.